A importância do registo de um barco
Se utilizas o teu barco para lazer ou negócios em grandes águas ou se navegas além-fronteiras, é importante que tenhas um registo de embarcação. Desta forma, as autoridades podem saber qual é a origem do barco, para que fins pode ser utilizado e as suas características técnicas, como o peso e as medidas. Também fica diretamente claro quem é o proprietário do barco. Ter um registo de embarcação válido e adequado elimina todas as dúvidas que as autoridades do outro lado da fronteira possam ter. Terás a certeza de que podes navegar em qualquer lugar, sem qualquer problema.
Tens ou estás a pensar comprar um barco novo? Então, o registo do barco também pode ser um requisito para obter um seguro ou uma hipoteca para o barco. Desta forma, o banco sabe tudo sobre o barco que estás a planear comprar. Podes comparar isto com a tributação de uma casa.
O último aspeto que pode ser útil é que, se o barco for recuperado depois de ter sido roubado, o proprietário do barco pode ser facilmente localizado devido às marcas de registo que foram afixadas no barco e/ou no seu interior.
Diferenças entre registos de embarcações
Todos os países oferecem algum tipo de registo de embarcações. Se estás a pensar em registar o teu barco, é óbvio que tens de ter em atenção os custos, mas também é bom ver quais são as vantagens e desvantagens. É importante prestar atenção ao seguinte:
- Quais são as vantagens e desvantagens do registo de embarcações?
- Qual é o montante total dos custos?
- É necessária uma inspeção do barco? Em caso afirmativo, esta inspeção acarreta frequentemente custos.
- Alguns registos de embarcações têm de ser renovados anualmente, o que implica alguns custos.
- Tens de pagar impostos ao país sobre o montante da compra?
- O registo do barco é para qualquer pessoa ou apenas para os residentes desse país específico?
- Tem em atenção que alguns registos de embarcações são apenas registos de propriedade, o que significa que não serão incluídos no registo predial (não podes navegar com uma bandeira nacional)
- Verifica se o registo do barco tem uma validação mundial
- Tem em atenção o comprimento máximo permitido para o teu barco
- Se quiseres utilizar o teu barco para fins comerciais, vê se estás autorizado a
- Se não te importas de esperar alguns meses, verifica os prazos das empresas para registar um barco
Como podes ver, registar um barco parece ser fácil, mas há mais do que parece. É importante fazer uma escolha ponderada do registo do barco.
De que registo de barco necessito?
Dependendo do teu barco ou iate e da utilização que lhe deres, podes fazer uma escolha ponderada. Como líder do mercado europeu de registos de embarcações, aconselhamos-te um destes registos de embarcações de confiança:
- Registo polaco na UE
- Registo na Parte 1 do Reino Unido
- Registo mundial holandês
- Registo comercial grego na UE
Para além do registo da embarcação, é frequentemente necessário registar o teu equipamento de rádio. Para isso, precisas de uma licença de rádio MMSI com um número MMSI, um número AIS e um indicativo de chamada.
Não sabes que registo de barco escolher? Deixa-nos explicar-te as diferenças entre os registos de embarcações acima mencionados.
Como posso registar o meu barco no registo de iates da Holanda?
Tentamos fazer com que compreendas como é feito o registo de um barco da forma mais fácil possível. Por isso, criámos um vídeo sobre o processo de registo:
Processo de registo em linha
Pode facilmente solicitar o registo do seu iate em linha. O vídeo abaixo explica brevemente como isto funciona. Para mais informações, consulte a página “Portal de registo em linha“.
Durante quanto tempo é válido o meu registo?
A matrícula é válida enquanto o barco estiver na tua posse, o barco vai ser desmantelado ou já o foi? Então, o registo pode ser cancelado, o que também acontece quando abandona a embarcação, vende-a ou exporta-a para o estrangeiro. Quando a potência do motor é reduzida, permitindo que a embarcação se desloque a uma velocidade máxima de 20 km por hora, o registo também deve ser cancelado.
Diferentes tipos de registos de embarcações
Cada país tem leis e regulamentos diferentes para o registo do teu barco, e há muitos países diferentes onde o registo pode ser favorável.
Para tomares uma decisão sobre o país de registo do teu barco, é aconselhável considerar os pontos positivos e negativos.
Mais adiante, nesta página, podes ver um resumo com os prós e os contras.
Antes de mais, convém pensar no que procuras.
Existem muitos tipos diferentes de registos de barcos.
Podes optar por uma prova de propriedade ou por um registo predial.
No caso do registo predial, o barco será registado no registo predial.
Por exemplo, se utilizares um registo de barco polaco, o teu barco terá a nacionalidade polaca.
Isto também é válido para outros países.
Isto significa também que podes navegar com a bandeira do país.
A nacionalidade do barco não tem nada a ver com a sua própria nacionalidade, apenas com o local onde o barco está registado.
Pela bandeira podes ver de longe qual é a origem do barco.
Vê bem!
Existem regras e custos associados a cada registo de barco. Entre os diferentes tipos, existem grandes diferenças nos registos de embarcações. Por isso, é importante que escolhas o registo de barco mais adequado para ti. Como líder de mercado em registos de barcos, temos a lista dos melhores registos de barcos para ti. Prestamos atenção às vantagens que o registo de embarcações implica e às despesas totais.
Registo polaco na UE
Um registo polaco da UE permite-te navegar no teu barco ou iate com a bandeira polaca. Este é um dos registos de embarcações mais populares e acessíveis neste momento. Devido ao tempo de registo vitalício e a outras vantagens, como a ausência de impostos sobre o iate ou de custos anuais e a sua validação a nível mundial, o registo polaco de embarcações é uma opção a considerar. Pode ser utilizado tanto para fins privados como comerciais. Todas as vantagens de um registo de embarcação polaco:
- Válido para toda a vida!
- Incluindo o registo provisório no prazo de 2 dias úteis
- Não paga impostos sobre os iates
- Sem custos anuais
- Lista branca do MdE de Paris
- Válido em todo o mundo
- Registo oficial da bandeira polaca da UE
- Possível para todas as nacionalidades
- Registo rápido
- Não é necessária vistoria ao iate (comprimento máximo de 24 m)
- Disponível para iates comerciais (comprimento máximo de 24m, abaixo de 15m não é necessária vistoria)
- Não há restrições marítimas
- Não são necessárias traduções em polaco – o inglês serve perfeitamente
Registo na Parte 1 do Reino Unido
O registo UK Part 1 permite-te utilizar a conhecida e prestigiada bandeira britânica. Este registo de barco é classificado como Classe AA por quase todas as autoridades náuticas do mundo. Além disso, este registo de embarcações pode ser utilizado tanto para fins privados como comerciais. Uma das principais vantagens deste tipo de registo de embarcações é que não há restrições quanto ao comprimento da tua embarcação. Mesmo que o teu barco ou iate exceda os 24 metros. Todas as vantagens de um registo no Reino Unido, parte 1:
- Disponível para titulares de passaportes não comunitários
- Disponível para embarcações privadas e comerciais
- Renovação apenas após 5 anos
- Não há restrições quanto ao comprimento do barco (mesmo que o teu barco exceda os 24 metros)
- Registo rápido em 3-4 semanas
- Procedimento ultrarrápido de apenas 3 dias disponível (com um custo adicional)
- Processo de registo online
Registo mundial do Zeebrief holandês
O registo mundial holandês Zeebrief permite-te navegar no teu barco ou iate com a bandeira nacional holandesa. O registo mundial holandês Zeebrief é o nível mais elevado de registo de embarcações que os Países Baixos têm para oferecer. É emitido pelo Ministério dos Transportes e pelo governo holandês em nome do Rei dos Países Baixos. Navegar com a bandeira holandesa dá-te uma receção calorosa em qualquer país do mundo. As vantagens do registo mundial holandês Zeebrief são:
- Totalmente aceite pelas autoridades náuticas e pelo governo de qualquer país do mundo
- O iate obtém a nacionalidade formal do Reino dos Países Baixos, que é emitida pelo Governo neerlandês em nome do Rei
- Apenas 1 inspeção inicial “não técnica” para a marcação e o entalhe do iate
- Não há inspecções anuais recorrentes do iate
- Não paga impostos sobre os iates
- Não há exigências nem inspecções anuais para os foguetes e os equipamentos electrónicos ou de salvamento
- Válido enquanto o proprietário do iate decidir – sem data limite
- Não há limite de milhas a partir da costa
- A certificação CE não é um problema para a emissão do registo
- Não são feitas perguntas sobre o estatuto de IVA do iate para a emissão do registo
- Disponível para cidadãos da UE ou cidadãos NÃO UE em combinação com uma empresa da UE
- Não necessita de seguro contra terceiros para efetuar o pedido de registo
Licença de rádio MMSI, número AIS e indicativo de chamada
Se andas com o teu barco ou iate, precisas de uma licença de rádio MMSI. Isto significa que o teu barco tem de estar registado no registo MMSI. Após o registo, receberás um número de identificação único chamado número MMSI, que será transferido digitalmente pelo rádio da tua embarcação.
Além disso, receberás um número AIS para o teu equipamento AIS. Este número fornecerá a identificação, a localização, o rumo e a velocidade do teu iate, entre outras coisas. Além disso, receberás um indicativo de chamada que é um identificador único da tua embarcação.
Tanto a licença de rádio MMSI como o número AIS e o indicativo de chamada serão fornecidos num único pacote e podem ser solicitados integralmente em linha. Os custos de uma licença de rádio MMSI são de 250 euros de uma só vez. Se combinares o pacote da licença de rádio MMSI com um registo de embarcação, receberás um desconto de 100 euros.
Compara os registos de barcos
Para obteres o melhor registo de embarcações que se adapte às tuas necessidades, elaborámos uma lista com as vantagens de cada registo.
Registo de embarcações na Polónia | Registo de embarcações da Parte 1 do Reino Unido | Registo de barco Zeebrief holandês | |
Disponível para todos (residentes na UE e fora dela) | ✔ | ✔ | ✔ |
Prova de propriedade | ✔ | ✔ | ✔ |
Registo no registo predial (certificado de bandeira) | ✔ | ✔ | ✔ |
Tens cobertura mundial? | ✔ | ✔ | ✔ |
Cobertura europeia? | ✔ | ✔ | ✔ |
Não tens impostos ou perguntas sobre o imposto | ✔ | ✔ | ✔ |
Registo vitalício sem obrigação de prolongamento? | ✔ | ❌ | ❌ |
Não é necessária inspeção | ✔ | ❌ | ❌ |
Hora normal de registo | 3-4 semanas | 4-6 semanas | 4-6 semanas |
Tempo do procedimento de emergência | 3 dias úteis | 3 dias úteis | ❌ |
Custos | € 475,- | € 850,- | € 1750,- |
Custos anuais? | ❌ | ✔ | ✔ |
Pedido de informação e registo | Mais informações e pedido de registo | Mais informações e pedido de registo | Mais informações e pedido de registo |
É de notar que alguns fornecedores oferecem os seus registos de embarcações a preços sem impostos, para embarcações mais pequenas e outras especificações importantes que não mencionam. Os preços apresentados no quadro acima são com tudo incluído:
- Inclui os custos de administração
- O envio por correio está incluído
- Não faz distinção entre o comprimento da embarcação
Se queres trabalhar com uma empresa de confiança e líder de mercado no que diz respeito ao registo de embarcações, então deves escolher a BlueWater Registration Services. Uma empresa holandesa de confiança. Certificamo-nos de que os nossos clientes estão satisfeitos com os nossos serviços, garantindo que cumprimos o prometido.