É obrigatório ter coletes salva-vidas para todos os ocupantes a bordo, por isso, para te manter a ti, aos teus convidados e à tripulação em segurança, explicar-te-emos tudo sobre coletes salva-vidas. Caso te perguntes por que razão são tão importantes, como funcionam ou o que tens de saber antes de os comprar, continua a ler.
A importância dos coletes salva-vidas
Um colete salva-vidas pode salvar a tua vida, impedindo-te de te afogares ao manter-te à tona. Mesmo que possas perder a consciência quando, por exemplo, ventos fortes ou ventos fortes te atiram para a água, o teu colete salva-vidas manter-te-á quente e com a cara virada para cima. Podes pensar que és um bom nadador, mas tudo pode acontecer na água e mesmo os excelentes nadadores podem afogar-se, por isso é melhor prevenir do que remediar. Se ainda estás cético em relação aos coletes salva-vidas, vamos enumerar alguns factos para ti:
- Dos 78% de pessoas que morreram em acidentes de barco, 84% não usavam coletes salva-vidas
- Os coletes salva-vidas mantêm a temperatura do teu corpo onde ela precisa de estar quando estás preso na água durante um longo período de tempo à espera que chegue ajuda.
- Os coletes salva-vidas mantêm a tua cara virada para o céu e não para a água
- O afogamento é a principal causa de morte de visitantes nos parques nacionais, onde poderás encontrar-te no teu iate
Assim, para manter todos a bordo em segurança, é importante ter a bordo coletes salva-vidas aprovados em número suficiente. Assim, poderás passar os teus dias de navegação sem preocupações.
Como funciona um colete salva-vidas?
Agora que sabes que os coletes salva-vidas são realmente importantes para ter no teu iate, aqui está uma explicação de como funcionam. Os coletes salva-vidas funcionam com base no princípio da flutuabilidade, o que significa que o ar aprisionado pesa consideravelmente menos do que o peso da água que desloca. Assim, a água empurra para cima com mais força do que o colete salva-vidas empurra para baixo, permitindo que o colete salva-vidas se mantenha flutuante e flutue. Esta flutuabilidade é suficientemente forte para aguentar peso adicional sem se afundar. No entanto, é possível afogares-te mesmo usando um colete salva-vidas. Isto não é muito comum e requer condições de água agitadas, águas extremamente frias ou filtros. Assim, um colete salva-vidas torna muito mais provável a sobrevivência a um acidente de barco, mas não é uma garantia.
Diferentes tipos de coletes salva-vidas
Para diferentes tipos de condições climatéricas, existem diferentes tipos de coletes salva-vidas. Um termo habitualmente utilizado para os coletes salva-vidas ou outros dispositivos de flutuação é PFD (Personal Floating Device), existem 5 tipos diferentes de dispositivos de flutuação pessoal. Tens:
- Coletes salva-vidas offshore
- Coletes perto da costa
- Auxiliares de flotação
- Dispositivos lançáveis
- Dispositivos de utilização especial
Existem também 4 tipos diferentes de coletes salva-vidas, cada um para diferentes tipos de actividades náuticas. Os diferentes tipos de coletes salva-vidas são:
- Tipo 1: Estes coletes salva-vidas são apenas de espuma e, na sua maioria, são comerciais
- Tipo 2: Espuma e insuflável, este colete salva-vidas manter-te-á virado para cima quando perderes a consciência
- Tipo 3: Espuma e insuflável, este colete salva-vidas é um colete salva-vidas assistido por nadador, pelo que não foi concebido para te manter virado para cima quando perdes a consciência
- Tipo 4: Insuflável, trata-se de um colete salva-vidas manual que deve ser usado para contar.
Qualquer que seja o tipo de colete salva-vidas que escolhas usar, certifica-te sempre de que lês a etiqueta antes de o usares ou comprares.
O que é que eu preciso de saber antes de comprar um colete salva-vidas?
Há algumas coisas a ter em conta quando compras um colete salva-vidas. Por exemplo, um colete salva-vidas de tipo 2 é o colete salva-vidas mais recomendado, embora seja muito volumoso, um colete salva-vidas de tipo 2 é, na maioria dos casos, a opção mais segura. E antes de comprares um colete salva-vidas, verifica sempre a etiqueta. Ao fazer uma compra, também é importante ter em conta estes factores:
- Escolhe um colete salva-vidas com base no tamanho do peito para adultos e no peso para crianças
- Desaperta todas as correias, veste-o e fecha-o bem
- Aperta todas as alças, começando pela cintura e subindo até às alças dos ombros
- Puxa o colete para cima a partir das alças, se o colete salva-vidas puxar para cima à volta da cabeça, o colete é demasiado grande para ti.
- Experimenta alguns movimentos para garantir a amplitude total dos movimentos
- Certifica-te de que o colete salva-vidas não está demasiado largo, pois dessa forma não oferece a proteção adequada
Se comprares um colete salva-vidas em segunda mão, este deve estar em bom estado de conservação. Podes testar isto flutuando na água, o colete salva-vidas não deve subir acima dos teus ombros. Se isso acontecer, pode significar que a espuma no interior perdeu a flutuabilidade e deves procurar outro colete salva-vidas.
Sobre os Serviços de Registo BlueWater
Observe que somos uma empresa de registo de barcos experiente, que conta já com 10 anos de prestação de serviços. Termos clientes em toda a parte do mundo. Se tiver alguma dúvida, leia os comentários que nos foram deixados pelos nossos clientes. A BlueWater Registration Services é uma empresa que oferece uma vasta gama de serviços aos seus clientes no que diz respeito ao registo de embarcações. Dá uma vista de olhos aos diferentes registos de iates ou ao serviço AIS e MMSI. A nossa atividade principal é o registo de iates e nada mais. Não hesites em entrar em contacto connosco. O nosso pessoal de serviço tem todo o gosto em ajudar-te com quaisquer questões.