Registo de embarcações da parte 1 do Reino Unido após o Brexit

UK part 1 boat registration after Brexit

O que acontece ao registo da tua embarcação na Parte 1 do Reino Unido após o Brexit? Muitos proprietários de embarcações estão preocupados com a mudança que se aproxima. O Brexit terá consequências para o estatuto de IVA do teu barco?

Registo da parte 1 do Reino Unido após o Brexit

O Brexit é um tema muito discutido. Mas o que significa o Brexit para o registo do teu barco? A partir de 1 de janeiro de 2021, o Reino Unido deixará de fazer parte da Europa. Para os proprietários de embarcações com um dos seguintes registos, nada mudará:

  • Registo de luzes ICP da UE
  • Registo mundial holandês
  • Registo polaco na UE

O Brexit trará alterações para os proprietários de embarcações com o Registo Parte 1 do Reino Unido. A partir de 1 de janeiro de 2021, o registo de embarcações britânicas deixa de ser um registo comunitário. Mas o que é que isso significa exatamente?

A influência do Brexit na gestão do IVA do teu barco?

Assim que o Reino Unido sair da União Europeia, isso poderá ter consequências para o teu iate. Por exemplo, o Reino Unido já não faz parte do sistema europeu de IVA.

  • Os iates importados para o Reino Unido podem permanecer em livre circulação ou perder o seu estatuto após o Brexit ou após a sua primeira deslocação para águas não comunitárias
  • Os iates com IVA pago ao abrigo do sistema de IVA do Reino Unido podem perder o seu estatuto de IVA pago
  • Os iates pertencentes a residentes no Reino Unido podem ser utilizados ao abrigo da importação temporária na UE
  • Os iates adquiridos por residentes no Reino Unido a estaleiros navais da UE podem ser adquiridos sem pagamento de IVA
  • Os iates pertencentes a empresas do Reino Unido e utilizados para fretamento na UE poderão ter de ser reimportados após o Brexit para poderem continuar a ser fretados

Para além das considerações acima referidas em matéria de IVA, a perda do estatuto da UE para as embarcações que navegam sob pavilhão britânico pode ter consequências para a exploração dos iates. Um iate comercial registado sob a bandeira britânica precisará de um registo diferente após o Brexit em diferentes países, como a Croácia. As autoridades podem então tratar o registo da Parte 1 do Reino Unido como um pavilhão não comunitário.

A melhor solução

Para evitar problemas e incertezas no futuro, recomenda-se que mudes para um registo de bandeira da UE. Exemplos disso são o Registo UE polaco ou o Registo Mundial Zeebrief neerlandês. Estas matrículas de embarcações são válidas em todo o mundo.

Tens alguma preocupação ou pergunta? não hesites em perguntar-nos. Mesmo que não tenhas obtido o registo do teu barco através dos Serviços de Registo BlueWater, teremos todo o gosto em ajudar-te com quaisquer questões.

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Se quiseres renovar o registo do teu barco antes do Brexit, listamos as duas melhores opções para ti:

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30 Abril 2024